Filosofia chinesa aplicada — Matheus Oliva Costa
Matheus Oliva Costa — 1º semestre 2026 (3 encontros)
📅 Próximo encontro
DATA
25 FEV
HORÁRIO
19:30
LOCAL
Centro Cultural IDEA
Filosofia chinesa aplicada — Matheus Oliva Costa — 1º semestre 2026 (3 encontros)
Um ciclo de palestras em que, a cada edição, estabelecemos um diálogo entre filosofias chinesas e suas aplicações em temas cotidianos — como amor, autocuidado, morte e a relevância da música para nossas vidas.
O objetivo é mostrar como tradições clássicas chinesas podem nos ajudar a refletir mais e melhor, para viver de forma mais significativa. Em cada encontro, há uma exposição seguida de conversa dialogada com o público.
Datas e horário
25/02/2026 (qua) — 19h30
03/03/2026 (ter) — 19h30
24/03/2026 (ter) — 19h30
Duração média
2h por encontro
Encontro 1 — Refletindo sobre o amor (25/02)
Reflexões sobre o amor (ai 愛) em seus vários aspectos, a partir de filósofos clássicos. Confúcio, Mêncio, Mozi e Ban Zhao levantaram questões que seguem atuais e provocantes para nós, brasileiros.
Encontro 2 — Ética do autocuidado (03/03)
A noção de autocuidado ou cuidado de si (xiu shen 修身) é discutida desde a antiguidade. Vamos atravessar perguntas diretas: "Cuidar de si implica ser egoísta?"; "Autocuidado leva à longevidade?"; "O autocultivo é só corporal ou também moral?".
Encontro 3 — Aprender a ser melhor com emoções negativas (24/03)
Quando o assunto é emoções (qing 情), muitas filosofias destacam as emoções agradáveis — mas raiva, tristeza e luto também são inevitáveis. Vamos olhar para ensinamentos confucianos sobre como atravessar o luto com respeito, ampliar a percepção e transformar experiência em maturidade.
Sobre Matheus Oliva Costa

Filósofo de formação, com pós-doutorado em Filosofia pela USP. Graduado, mestre e doutor em Ciência das Religiões. Especialista em cultura, poesia, religiões, artes marciais e filosofias chinesas. Professor de práticas corporais chinesas (Taiji quan e Qigong). Autor de “Daoismo Tropical”, “Confucionismo: uma abordagem intercultural”, “Teoria do conhecimento do filósofo Xun” e “Textos Selecionados de Filosofia Chinesa”.
